Salesiano Região Oceânica Bicentenário de dom Bosco Bicentenário de dom Bosco
Chamada - Destaque II Gincana Cultural - EJA Confira as fotos

II Gincana Cultural - EJA

Proposta interdisciplinar desperta o espírito de equipe dos alunos em uma série de desafios emocionantes.

 

A segunda edição da Gincana Cultural do projeto EJA – Educação de Jovens e Adultos do Salesiano Região Oceânica repetiu o sucesso do ano anterior. Com o tema ‘Saúde e Bem-estar: ações de promoção da saúde e de defesa da vida’, o evento acompanhou as reflexões da Campanha da Fraternidade 2012 e reforçou a importância da solidariedade e do respeito às diferenças individuais.

Citando os dizeres da CF2012, Vania Miranda, professora de Inglês de EJA e uma das motivadoras da ação, destacou: “Saúde é um processo harmonioso de bem-estar físico, psíquico, social e espiritual, e não apenas a ausência de doença”.

De acordo com Maury Alves, Coordenador do EJA, o tema desta edição quis focar uma série de medidas simples que poderiam nos assegurar uma vida bem mais segura e saudável. Entre essas atitudes destaca-se a importância de manter o bom humor, de se divertir e socializar.

Até a efetiva data do evento, 20 de abril, uma série de propostas interdisciplinar foi desenvolvida com os estudantes. A ação busca ainda: promover o raciocínio, a solidariedade, a interação, o respeito mútuo, a união e a atitude. Incentivar, essencialmente, a atuação dos talentos e habilidades individuais a serviço do sucesso coletivo.

“As equipes foram divididas em cores e integravam alunos de salas e séries diferentes. Tudo para estimular a interação e a socialização entre as turmas”, acrescenta Flavia Vieira, Assistente Social CSRO e entusiasta da ação.

O slogan e logomarca da edição foram desenvolvidos pelos próprios educandos como parte das atividades programadas e a arte mais criativa e que atendia melhor a proposta foi eleita por uma comissão formada por coordenadores e educadores do EJA, que avaliaram ainda as demais atividades propostas.

Dentre as tarefas antecipadas, o grande destaque vai para a campanha de solidariedade, onde as equipes motivaram amigos, professores e familiares quanto à importância da doação de sangue. Cada comprovante de Doação de Sangue da HEMONIT que os alunos apresentavam era revertido em pontos para sua equipe. Uma linda iniciativa dessa proposta enriquecedora!

Os alunos montaram ainda murais com alertas sobre saúde, atividades físicas e alimentação, despertando a atenção ao cuidado com a vida. O trabalho de conscientização ficou exposto nos corredores para todo o Colégio. A Gincana Cultural 2012 homenageou ainda o centenário de Jorge Amado e Luiz Gonzaga através de produções audiovisuais produzidas pelos próprios educandos.

Outras interessantes atividades foram: “Pergunta-Relâmpago”, um quiz com tópicos da disciplina acadêmica e “Dançar é Saudável”, fazendo a turma sair da cadeira e se embalar nessa brincadeira. Nessa prova, a Escola contou a participação especial e grande apoio de professores da Escola de Dança Jayme Arouxa, de Niterói, que fez um workshop no ritmo de forró.

O evento contou com várias parcerias especiais, que, mais uma vez, acreditaram e incentivaram o projeto. Durante as provas ocorreram sorteios de vários prêmios, desde aulas de ginástica na Academia By Fit, sessões de massagem, drenagem linfática entre outras no Spaço Dosha e até o grande prêmio: um final de semana no Hotel Malibu, em Cabo Frio. No final da Gincana a turma do EJA pode saborear deliciosas frutas e sucos no lanche tropical presenteado pelo Mercado Maravista. O prêmio para a equipe campeã será um jantar no delicioso rodízio do 7Grill em Itaipu.

O Professor Maury conclui dizendo que, nessa oportunidade, muitos talentos e habilidades foram revelados. Revelando o que se compreende como “inteligência múltipla”, como a competência verbal, musical, lógica, interpessoal...

A festa ficou completa com o show ao vivo do aluno Jefte de Souza Leal (2º ano EM/EJA) contagiando a todos com um repertório animadíssimo! A alegria e a caracterização contaram ponto e todos os grupos se saíram bem neste quesito e capricharam no visual e no entusiasmo.


Postado em 28 de Abril de 2012 - Categoria:

Matérias Relacionadas
Veja mais destaques
Vestsalê

O Projeto VEST-SALÊ inova o método de ensino preparatório para o vestibular. Com finalidade de introduzir novas ações complementares à Grade Curricular Escolar,

Veja mais Vestsalê
RSE Inspetoria São João Bosco
Educar é coisa do coração - Dom Bosco
Salesiano Região Oceânica
Twitter Salesiano Facebook Salesiano

Colégio Salesiano Região Oceânica - 2014 © Copyright - todos os direitos reservados
Rua Doutor Cornélio de Mello Júnior, 117 - CEP 24350-280 - Piratininga - Niterói - RJ - Tel: (21) 3578-9050 - Fax: (xx21) 3578-9050 - csro@salesianoniteroi.com.br