array(3) { [0]=> string(5) "HY000" [1]=> int(144) [2]=> string(87) "Table './csro_antigo/contador' is marked as crashed and last (automatic?) repair failed" } string(5) "HY000" Pastoral
Colégio Salesiano Região Oceânica
ícone com a palavra confira, relacinada a matéria principal

Ícone representativo dos links na sessão segmento.Pastoral

Cidadania e Espiritualidade

Pastoral Juvenil do Salesiano promovem um “Dia das Crianças” em solidariedade a alunos da creche comunitária.

Cidadania e Espiritualidade

O Salesiano Região Oceânica está radiante como o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos voluntários da Pastoral Juvenil (PJ). Desta vez o destaque vai para o especial “Dia das Crianças” desenvolvido pelo grupo em solidariedade aos alunos da creche comunitária Santo Antônio (Piratininga, Niterói-RJ).

 

O evento foi realizado no dia 20 de outubro de 2014 no próprio CSRO. Cerca de 40 crianças da creche, entre 04 e 06 anos, foram acolhidos pelos mais de 20 alunos salesianos integrantes da Pastoral Juvenil (PJ) para uma tarde diferenciada. A programação contou com atividades artísticas de pintura e massinha, brincadeiras no parque infantil do Colégio, futebol, um delicioso lanche e de surpresa as crianças receberam presentes, arrecadados em campanha de apadrinhamento com os próprios alunos e educadores salesianos.

 

Luiz Guilherme e Gabriel Paixão (2º EM) entraram totalmente no clima de brincadeira. Gabriel promoveu um pega-pega diferente com as crianças dentro do “brinquedão” do parque infantil. Já Luiz deixou a criatividade das crianças fluírem e deixou que elas pintassem a sua blusa como lembrança desse evento especial.

 

Toda a iniciativa foi pensada, organizada e desenvolvida pelos jovens da pastoral com a coordenação do padre Fabiano da Silva Ribeiro, diretor geral, Vagner Costa, professor de História e Flavia Vieira, assistente social, todos educadores que coordenam diretamente a ação pastoral no CSRO.

 

Padre Fabiano conduziu uma oração, oportunidade em que os jovens da PJ tiveram para refletir o aprendizado sobre valores - solidariedade e cidadania - desenvolvidos nos encontros do grupo jovem. Reforçando a proposta pedagógico-pastoral de Dom Bosco, fundador da Congregação Salesiana, falou da sinceridade e beleza do trabalho voluntário e da recompensa de o bem nesta vida e na outra. Em destaque a frase do Santo: “Deus nos colocou no mundo para os outros.”

 

Julia Zanetti (3º EM) declarou a felicidade no coração de ter proporcionado esse momento para as crianças e, ao mesmo tempo, um aperto de saudade na hora em que eles voltaram para a creche e disse que todos puderam entender o que é “amar o próximo”, amar a um “desconhecido”.

 

“Demonstrar amor a um desconhecido faz bem para quem recebe e para a própria pessoa quem ama e essa festa foi a prova disso, foi gratificante participar desse momento e ver a alegria no rostinho de cada criança. Só de ver a alegria das crianças, todo o trabalho, esforços, dificuldades e imprevistos que passamos, mostraram que valeu a pena.”, comentou a aluna.

 

A aluna Carol Santos (2º EM) compartilhou seu entusiasmo em ver a Pastoral Juvenil renovada e caminhando para algo sempre melhor. Todos motivados e solidários! Em suas palavras, ressaltou ser esse o real sentido da Pastoral Juvenil. Com esse sentimento, parabenizou a todos os alunos voluntários envolvidos.

 

As alunas Samara Fagundes (1º EM), Nathalia Radicchi (2ºB), João Gabriel (2º EM), Maria Clara Rocha (1º EM), e Luiza Valeiro (2º EM) fizeram questão de falar da alegria em participar e receber de retorno apenas o sorriso das crianças beneficiadas e já estão cheios de ideias e disposição para novas ações sociais como essa.

 

O lanche foi patrocinado pelo grande parceiro Luiz, do restaurante e cantina Zazá e a pipoca pelo aluno Gabriel Paraquet e seus pais, que tem um stand no Colégio. A confraternização contou com um “parabéns especial” a todas as crianças, com bolo de chocolate doado pela aluna Maria Luiza e sua mãe e doces doado pelos próprios alunos salesianos. A festa contou com a participação da sempre parceira Tia Verônica, que coordena o grupo “De jovens para todos”.

 

Concluindo, Flavia e Luiz Vagner, falaram da imensa felicidade de ver fluir a ação da Pastoral Juvenil Salesiana. Sentir a presença e carinho deles em cada detalhe do evento. Ver o entusiasmo deles para novas ações: “Estamos muito orgulhosos! Essa é a essência salesiana de Dom Bosco”.


Postado em 07 de Novembro de 2014 - Categoria: Pastoral

Íconde referente à sessão Salesiano On-line Salesiano On-line

Íconde referente aos banners em destaques Destaques

Campanha da Fraternidade 2019 - Biomas Brasileiros e Defesa da Vida