array(3) { [0]=> string(5) "HY000" [1]=> int(144) [2]=> string(87) "Table './csro_antigo/contador' is marked as crashed and last (automatic?) repair failed" } string(5) "HY000" Eventos Diversos
Colégio Salesiano Região Oceânica
ícone com a palavra confira, relacinada a matéria principal

Ícone representativo dos links na sessão segmento.Eventos Diversos

CSRO: 10 anos

Sempre Salesiano - Carolina Lopes fala do amor pelo Colégio e da aprovação em Relações Internacionais na UFF.

CSRO: 10 anos

    Warning: opendir(destaques/galerias/galeria_492/thumb): failed to open dir: No such file or directory in /var/www/html/niteroi/INICIO/RO/materia.php on line 301

    Warning: readdir() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /var/www/html/niteroi/INICIO/RO/materia.php on line 302

    Warning: sort() expects parameter 1 to be array, null given in /var/www/html/niteroi/INICIO/RO/materia.php on line 305

    Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /var/www/html/niteroi/INICIO/RO/materia.php on line 306
Confira em tamanho original

No ano em que comemora seus 10 anos de fundação, o Salesiano Região Oceânica deu a voz aos seus educadores, alunos e familiares para ouvir sobre a relação e experiências de cada um com o Colégio. Entre eles está a formanda Carolina de Aguiar Lopes, aluna salesiana desde 2005 e mais nova caloura de Relações Internacionais da Universidade Federal Fluminense (UFF).

 

Carolina, que se formou em 2014, foi convidada pela equipe de História do ensino fundamental II para participar de uma atividade que integrava o conteúdo trabalhado em aula com as comemorações do aniversário do Colégio e ainda rumo ao bicentenário de nascimento de Dom Bosco, fundador da Congregação Salesiana, que será festejado em agosto deste ano.

 

Na atividade pedagógica, Carol foi entrevistada pela “aluna-historiadora” Aline Couto Pimenta (6º ano EF) e sobre sua vivência educativa-pastoral e, aproveitando a oportunidade, conversou a equipe do Departamento de Comunicação do CSRO sobre a aprovação no vestibular. Confira uma síntese do que foi dito nas duas entrevistas:

 

Como foi sua história no Salesiano Região Oceânica?

 

“Primeiramente, me senti privilegiada em ser convidada pelo Salesiano para repassar minhas experiências. Foi um modo de ver que o Colégio realmente valoriza os alunos. Minha história aqui foi incrível, com muitas boas lembranças, de boas amizades, um monte de eventos e de esportes e ‘tudo de bom’. Tem muito esporte aqui, o que me levou a conhecer mais amigos ainda. Então, assim, foram uma infância e uma adolescência boas, cheias de lembranças boas!”

 

Nas palavras de Carol, se fosse para “resumir” diria: “Ao longo da minha jornada, considero os ensinamentos que os educadores ofereceram. E, agora como formada, vejo o uso das tecnologias educacionais, o que será muito bom para o Colégio”.

 

Mas, para ela, foram tantas boas lembranças que não se pode deixar de citar outros momentos especiais:

 

“Foram tantas coisas! Lembro-me das obras de construção do Colégio. Tinha um parquinho ao lado do teatro e eu adorava ficar lá com minhas amigas, duas delas me acompanham até hoje aqui dentro do CSRO, Giulia Knaippe e Lorenna Farias. Isso foi marcante! Lembro-me do capricho do Colégio, achava lindo! Um momento importante recente foi uma palestra da área de Humanas (projeto Atualidades em Foco) sobre etnias. Foi muito instigante, os professores promoveram debates com os alunos e eles nos tratavam como iguais, indo além da relação professor-aluno, éramos amigos conversando. Isso também me marcou muito”.

 

A educação salesiana foi importante para sua educação integral?

 

“O ensino é muito acolhedor, que transmite muito amor, muito companheirismo... Aqui conquistei muitas amizades e recebi ensinamentos que vou levar para a vida: solidariedade, cidadania, carinho, amor ao próximo, companheirismo, a valorização do professor... Essas mensagens ficaram muito fixas, então, isso eu vou levar para a minha vida!”

 

Nossa instituição prima por uma educação transformadora e solidária. Como dizia Dom Bosco, “Educar é obra do coração”. Sendo assim, qual a lembrança que você guarda da relação ‘professor e aluno’?

 

“O Salesiano sabe muito bem escolher os professores dele. Eles são muito companheiros e isso foi muito importantes. Aliás, meu conselho é: tenha o professor como seu maior aliado, ele é essencial para você. Além de conteúdo didático era sempre muito bom ouvir deles ‘Carol, você vai conseguir! Estamos torcendo por você!’”.

 

Entre os professores salesianos atualmente na casa, Carolina fez questão de citar: Verônica Pinheiro, de Português e Redação, dedicando a ela e os ensinamentos pela educadora partilhado sua nota 880 na redação do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio; o professor Daniel Fevereiro, de Física, a acompanhou ao longo de todo o ensino médio e a fez gostar da matéria e, hoje, o vê como amigo e a Andrea Martinez, [que coordenava o Salão do Vestibular e agora atua no CIAE], que foi parceira, lhe prestou orientações sobre a inscrição no vestibular, deu informações do curso e no edital.

 

Salesiano, Vestibular e ENEM.

 

Com foco no vestibular, Carolina fala da alegria da aprovação para o curso escolhido e na universidade desejada: “Senti um grande orgulho de mim mesma. Provei que sou capaz! A concorrência é muito grande e consegui!”.

 

O sonho de seguir carreira em Relações Internacionais, segundo Carol, começou quando ainda estava no 8º ano EF e, em uma aula de Geografia, os alunos realizaram um trabalho sobre “geopolítica” - estratégias adotadas pelo estado para administrar seu território:

 

“Os professores da época elogiaram muito o meu trabalho e isso me motivou a buscar mais informações e despertou o desejo de seguir nessa carreira nessa profissão. Essa aula foi crucial para eu escolher meu curso na faculdade”, comentou.

 

Carol conta que, além de seu esforço pessoal, a conquista no vestibular foi possível graças ao projeto pedagógico do Salesiano: “Estudei muito através dos blocos de questões, dos ‘Salês para Casa’, das apostilas que o Colégio disponibilizava, além dos professores maravilhosos, realmente inspirados em ver nossa aprovação. Aos futuros calouros a dica: estudar muito, prestar atenção nas aulas e usufruir de todo o aprendizado que o professor tem para oferecer!”.

 

Por todo seu histórico, Carol ainda foi convidada pelo Colégio para participar da seleção para a campanha de Comunicação e Marketing dos Salesianos de Niterói (2013/2014). Em termos acadêmicos, a educanda foi contemplada durante todo o ensino médio no projeto “bolsa desempenho”, que oferece descontos na mensalidade escolar aos alunos do segmento com as melhores médias globais de desempenho por período: “Esse é um projeto que valoriza muito quem se esforça e me sentia muito bem em conquistá-lo. Conquista essa que guardo com muito carinho”.

 

Confira a entrevista!


Postado em 18 de Março de 2015 - Categoria: Vestibular

Íconde referente à sessão Salesiano On-line Salesiano On-line

Íconde referente aos banners em destaques Destaques

Campanha da Fraternidade 2019 - Biomas Brasileiros e Defesa da Vida