array(3) { [0]=> string(5) "HY000" [1]=> int(144) [2]=> string(87) "Table './csro_antigo/contador' is marked as crashed and last (automatic?) repair failed" } string(5) "HY000" Eventos Diversos
Colégio Salesiano Região Oceânica
ícone com a palavra confira, relacinada a matéria principal

Ícone representativo dos links na sessão segmento.Eventos Diversos

CSRO: 10 anos

Prestes a se formar em Pedagogia na UFF, Priscila conta que sua monografia será sobre sua vivência na EJA.

CSRO: 10 anos

    Warning: opendir(destaques/galerias/galeria_500/thumb): failed to open dir: No such file or directory in /var/www/html/niteroi/INICIO/RO/materia.php on line 301

    Warning: readdir() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /var/www/html/niteroi/INICIO/RO/materia.php on line 302

    Warning: sort() expects parameter 1 to be array, null given in /var/www/html/niteroi/INICIO/RO/materia.php on line 305

    Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /var/www/html/niteroi/INICIO/RO/materia.php on line 306
Confira em tamanho original

A comunidade educativo-pastoral do Colégio Salesiano Região Oceânica ficou muito feliz com a notícia dada por Priscila de Souza Cassula, formanda do projeto Educação para Jovens e Adultos 2010. Prestes a se formar em Pedagogia na Universidade Federal Fluminense (UFF), Priscila conta que sua monografia será sobre sua experiência transformadora na EJA.

 

O primeiro sonho realizado de Priscila foi poder voltar a estudar, oportunidade surgida oferecida pelo projeto EJA do CSRO. De acordo com ela, largou os estudos ainda jovem, pois teve que trabalhar muito cedo para se sustentar e foi difícil conciliar ‘escola x emprego’. E os desafios para se formar no ensino médio foram muitos: “Para chegar ao colégio no horário, saía cedo do trabalho, era descontada no salário, mas valeu!”.  

 

Em 2010 veio a formatura no Colégio e a realização de mais um sonho: aprovação no vestibular para Pedagogia na UFF. A passagem dela pela EJA CSRO foi tão marcante que os professores se tornaram referência para o seu curso universitário: “Adorei o jeito de cada professor, a cada semestre me identificava com uma disciplina. Estou feliz com minha aprovação e espero transmitir esperança e força através da educação”.

 

Só a alegria de ver esse sonho da aluna sendo realizado já seria recompensa suficiente para os educadores do CSRO, mas o peso da marca salesiana se revela ainda maior quando a Priscila diz que o tema de monografia será a sua experiência educativa vivenciada como estudante do projeto EJA do Salesiano CSRO.

 

“Fazer Pedagogia era um sonho antigo que se fortaleceu ao me espelhar nos educadores do CSRO. Meu tema de monografia será sobre Educação de Jovens e Adultos, pois acho que todos merecem um recomeço, uma nova chance! Tenho orgulho de ter sido aluna da EJA!”, revela a futura pedagoga.

 

Priscila quer compartilhar a importância do projeto com aqueles que, como ela, não tiveram a chance de cumprir uma escolarização no tempo regular ou que não têm dinheiro para arcar com os estudos em instituições de qualidade.

 

“Para essas pessoas, eu digo: agarre essa chance! Volte a estudar, aproveite toda a estrutura que o Colégio tem a oferecer, ouça os professores – mediadores que nos mostram os bons caminhos. E, acima de tudo, ame a si mesmo. Acredite em você!”

 

Em especial, a futura pedagoga quer chamar a atenção para a importância do educador na sociedade: “Professor é uma profissão belíssima e da qual o mundo sempre vai precisar”.

 

“Ser professor é sair do cotidiano, é sempre ir à busca de algo a mais, é se reinventar todos os dias... Ser professor é ter sensibilidade, é conseguir encontrar um aluno novo todos os dias na mesma pessoa. Eu lembro dos meus professores que conseguiam nos ‘balançar por dentro’ e plantar a semente da curiosidade em nós.  Os bons professores ensinam um novo modo de enxergar o mundo, nos levantam, nos aplaudem e marcam a vida dos alunos”, reflete Priscila com entusiasmo.

 

“Durante a faculdade, como parte do estágio, visitei outras escolas e senti falta da acolhida que eu vivenciava no Salesiano. As pessoas ali não se reconheciam como sendo parte do Colégio. A EJA do CSRO, para mim, foi mais do que um curso para pegar o diploma, foi fonte de conhecimento e experiência de vida”, compartilhou.

 

“Não foi fácil. Fiquei sem estudar por 10 anos até ‘acordar para a vida’. O primeiro ano foi mais complicado, o cérebro foi absorvendo as informações aos poucos, até que comecei a gostar de aprender e isso motivou muito. Poder contar com o apoio e com a paciência dos professores foi fundamental. Em nome de todos da EJA do Salesiano RO, agradeço a Flávia Vieira (Assistente Social) e ao Maury Alves (Coordenador - EJA), grandes mestres e amigos!”, complementou.

 

Priscila conta que a faculdade foi outra “luta gostosa de enfrentar”. Foram noites em claro fazendo trabalho, estudar para as provas, muitos compromissos precisando ser conciliados, mas a sensação de vitória é indescritível! O próximo sonho: pós-graduação!

 

Sucesso, Priscila! O CSRO confia em suas potencialidades!


Postado em 30 de Março de 2015 - Categoria: Projetos Pedagógicos

Íconde referente à sessão Salesiano On-line Salesiano On-line

Íconde referente aos banners em destaques Destaques

Campanha da Fraternidade 2019 - Biomas Brasileiros e Defesa da Vida