array(3) { [0]=> string(5) "HY000" [1]=> int(144) [2]=> string(87) "Table './csro_antigo/contador' is marked as crashed and last (automatic?) repair failed" } string(5) "HY000" Ensino Fundamental I
Colégio Salesiano Região Oceânica
ícone com a palavra confira, relacinada a matéria principal

Ícone representativo dos links na sessão segmento.Ensino Fundamental I

O poder do Som

Experiências, descobertas e diversão nas aulas práticas realizadas no Laboratório de Ciências.

O poder do Som

Os alunos do 4º ano do Salesiano Região Oceânica participaram de inúmeras experiências cientificas para perceber o “poder do som”. A proposta buscou fazê-los executar testes simples para que pudessem reconhecer a propagação do som captado do ambiente através dos órgãos dos sentidos humanos, de experiências cotidianas e de elementos como a água, o ar e alguns sólidos.

 

Diversas atividades lhes foram propostas como, por exemplo: para perceber as vibrações sonoras produzidas, fazer o arroz “dançar” com as batidas da panela, com marteladas na parede, ouvir o tic-tac na bexiga ou o sino tocar. Também lhes foi sugerida a atividade “cantando no chuveiro” para sentirem as vibrações das cordas, vocais ao cantarolar no banho, e construíram uma harpa na cabeça para perceberem que nossa caixa craniana auxilia na amplificação do som.

 

As experiências sugeridas reforçaram a ideia de que as ondas sonoras se transmitem não apenas no ar, mas também na água e em outros materiais, além de favorecerem ao aluno formular problemas que, de algum modo, o interessam. Visou também trabalhar em grupo para trocar informações, emitir opiniões e rever posições com base em argumentos de outros.

 

As experiências foram realizadas no laboratório de Ciências do Colégio e em sala de aula no primeiro semestre de 2016.


Postado em 28 de Outubro de 2016 - Categoria: Projetos Pedagógicos

Íconde referente à sessão Salesiano On-line Salesiano On-line

Íconde referente aos banners em destaques Destaques

Campanha da Fraternidade 2019 - Biomas Brasileiros e Defesa da Vida