array(3) { [0]=> string(5) "HY000" [1]=> int(144) [2]=> string(87) "Table './csro_antigo/contador' is marked as crashed and last (automatic?) repair failed" } string(5) "HY000" Salesiano On-line
Colégio Salesiano Região Oceânica
ícone com a palavra confira, relacinada a matéria principal

Salesiano On-line

ESTREIA 2017 - SOMOS FAMÍLIA!

Diretrizes para a missão salesiana: “SOMOS FAMÍLIA! Cada casa, uma escola de Vida e de Amor”.

O reitor-maior dos Salesianos, padre P. Ángel Fernández Artime, 10º sucessor de Dom Bosco, apresentou a toda Família Salesiana, as diretrizes contidas na “ESTREIA 2017”, que traz como tema: “SOMOS FAMÍLIA! Cada casa, uma escola de Vida e de Amor”.

Quando conversamos sobre este tema com as pessoas, nas nossas obras, vemos como o assunto é complexo. Vivemos em uma sociedade que tem desvalorizado muito o ideal proposto pela Igreja para a família e que tem sua fonte de inspiração nas Sagradas Escrituras e no amor perfeito ensinado por Jesus Cristo. Sua própria família de Nazaré é chamada por nós, católicos, de “sagrada”, porque em Maria, José e o menino Jesus está a plenitude do amor e da humanidade.

Quantas situações desumanas encontramos nas casas das famílias atuais que não conseguem viver esse ideal! Tanto do ponto de vista religioso, como econômico e financeiro. Muitas famílias vivem à margem da nossa sociedade e não têm um padrão digno de vida. O Papa Francisco nos recorda que “nenhuma família é uma realidade perfeita e confeccionada de uma vez para sempre, mas requer um progressivo amadurecimento da sua capacidade de amar”.

A partir da Exortação Apostólica Amoris Laetitia (A alegria do amor), o Reitor-mor propõe o tema da Estreia, para que possamos transformar nossas casas em uma escola de Vida e de Amor. Ele nos recorda que é na família que aprendemos a ser pessoa, recebendo um nome que nos dignifica, vivenciando o calor do afeto, da intimidade e aprendendo lições básicas para a vida cotidiana, como pedir perdão e agradecer. Tudo isso torna a pessoa mais “humana”, dentro do ideal do humanismo salesiano. É no cotidiano familiar que se educa para a vida, para o diálogo, para a reciprocidade, para o bem dos outros. Para que tudo isso aconteça é necessário fazer a experiência do amor. Um amor que corrige, previne, ajuda, cura, salva.

Cristo instituiu um novo modelo de família, a daqueles que fazem a vontade de Deus, e já não é mais necessário ter o mesmo sangue para ser família. Por isso nós, salesianos e salesianas (incluindo aqui todos os grupos que a formam), somos uma família: a Família Salesiana. Pela vontade e desejo do nosso fundador, nascemos assim. Temos vínculos que nos unem, temos uma missão comum.

Com o Papa dizemos: “Avancemos, famílias, continuemos a caminhar!”. Não percamos a esperança!

 

 

Fonte: Boletim Salesiano