Colégio Salesiano Região Oceânica
Ícone com a palavra confira, relacionada a matéria principal
Home Eventos Diversos 2015 Matéria: Cultura e Diversão

Cultura e Diversão

Feira Literária 2015 – livros, gincana cultural, palestras, exposições e música.


Cultura e Diversão

    Warning: opendir(destaques/galerias/galeria_201/thumb): failed to open dir: No such file or directory in /var/www/html/niteroi/INICIO/SR/materia.php on line 334

    Warning: readdir() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /var/www/html/niteroi/INICIO/SR/materia.php on line 335

    Warning: sort() expects parameter 1 to be array, null given in /var/www/html/niteroi/INICIO/SR/materia.php on line 338

    Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /var/www/html/niteroi/INICIO/SR/materia.php on line 339
Confira em tamanho original

A Feira Literária 2015 do Colégio Salesiano Santa Rosa foi um sucesso! Realizado nos dias 7, 8 e 9 de abril, o evento contou com uma programação diversificada com gincana cultural, música, palestras e exposições de livrarias e trabalhos pedagógicos. Destaque para a participação dos alunos integrantes do Clube de Leitores.

 

A edição deste ano prestou “Uma homenagem a Dom Bosco e a Juventude”, em celebração ao bicentenário de nascimento do fundador da Congregação Salesiana e confirma o espaço do protagonismo juvenil ao dar ao aluno a oportunidade de expressar, socializar e construir conhecimentos.

 

Durante todos os dias do evento, o Colégio contou com exposições de livrarias e artigos literários e a parceria da editora Vozes, da Saraiva (editora e livraria) e da loja Santa Ignorância.

 

Alunos e educadores montaram pelos corredores do Colégio uma mostra pedagógica com trabalhos interdisciplinares, que ficará disponível durante todo o mês de abril.

 

No dia 7, terça-feira, o recreio do turno da manhã foi animado pelo show da banda Hoço, formada por alunos salesianos.

 

No dia 8, quarta-feira, nos dois turnos, a Feira Literária promoveu uma atração especial para os participantes do Clube de Leitores do Colégio, um Quiz Literário sobre Harry Potter.

 

Ao longo do ano os “leitores salesianos” irão participar de diversas ações artísticas e culturais que valem pontos, que serão contabilizados no final do ano letivo na conclusão das atividades do Clube e valem prêmios. Entre estas atividades há: concurso de artes, cosplay, gincanas, esquetes teatrais e outros quiz sobre sagas literárias como Jogos Vorazes, Divergentes e Percy Jackson.

 

Dia 09, quinta-feira, houve uma sessão de bate-papo com o tema “Distopias no universo literário” com a escritora Ana Lúcia Merege e Monique Magalhães, professora salesiana de Sociologia.

 

Ana Merege falou sobre ficção fantástica e distopia (contrário de utopia) literária, estilos que estão em evidência nos temas de livros, games e cinema. O conceito critica as convenções sociais a partir de um cenário catastrófico, alienado e opressor. Essas histórias buscam, geralmente, apontar e refletir e o futuro próximo após ser atingido por algum tipo de catástrofe, de epidemia, de situação de censura e de controle social.

 

A professora Monique Magalhães colaborou brilhantemente com o tema apresentando as “distopias reais – século XXI”. A partir de manchetes jornalísticas atuais, mostrou como essas questões estão presentes na sociedade, na rotina e nem sempre é entendida como tal. Como o culto a beleza, a censura, a desigualdade social, a violência, etc.

 

Na fala das palestrantes temas interessantes de serem aprofundados como o conceito de “modernidade líquida”, do sociólogo polonês Zygmunt Bauman e “sociedade do espetáculo”, do escritor Guy Debord.

 

Ana é bibliotecária, escritora, contadora de histórias, pesquisadora e autora dos livros "O Castelo das Águias" (2011), "Pão e Arte" (2012), “O Caçador” (2009), “O Jogo do Equilíbrio” (2005) e do ensaio “Os Contos de Fadas” (2010), entre outras obras.

 

O aluno Arthur Freitas (2º EM) contou que adorou as palestras e confessou ter se surpreendido ao se dar conta de como o conceito de distopia está tão presente na sociedade. O professor salesiano Marcelo Musulão de Ensino Religioso, destacou a oportunidade dada pelo Colégio aos alunos de refletir um tema tão importante e urgente e ressaltou o papel do protagonismo juvenil.

 

O Salesiano Santa Rosa ofereceu ainda uma atração especial para acolher alunos de 1º e 2º anos de suas escolas conveniadas, uma sessão de contação de histórias com fantoches e músicas. A coordenadora das escolas integradas, professora Marita Paulos, presenteou os convidados com um saquinho de chocolates em lembrança a Páscoa.

 

Organizada pela biblioteca escolar, a Feira Literária é uma das ações realizadas no objetivo de incentivar e apresentar aos alunos de forma lúdica as diversas formas do ato de ler.


Postado em 14 de Abril de 2015 - Categoria: Projetos Pedagógicos