Colégio Salesiano Região Oceânica
Ícone com a palavra confira, relacionada a matéria principal
Home Eventos Diversos 2017 Matéria: II Congresso Científico

II Congresso Científico

O Salesiano sediou evento promovido junto a renomadas instituições de ensino e pesquisa


II Congresso Científico

O Colégio Salesiano Santa Rosa sediou e organizou o II Congresso Científico Tecnológico para o Ensino Médio no dia 26 de agosto de 2017. O evento foi promovido em parceira com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e seu grupo de Desenvolvimento e Inovação em Ensino de Ciências (Dieci) e a Fiocruz. E contou com a participação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) e do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa).

 

A programação incluiu palestra, exposições e oficinas. O evento teve como objetivo promover a divulgação científica para alunos do Ensino Médio e professores das áreas Ciências da Natureza e Matemática, através do contato com a academia e as empresas da área e com os trabalhos realizados por elas.

 

A primeira edição do evento foi realizada em 2015, também sediada pelo Salesiano SR, que estimula o conhecimento científico entre seus alunos em eventos e projetos pedagógicos como as Olimpíadas Pedagógicos e a Feira de Ciências e Tecnologia.

 

“Preocupada com a necessidade da divulgação científica para jovens do Ensino Médio, a UFF, através do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Biotecnologia e do DIECI, estabeleceu uma parceria com o Instituto Vital Brazil surgindo então o Projeto Jovem Cientista, que estabeleu várias metas para o “aprender ciência, fazendo ciência”. Uma das metas foi o Congresso Científico Tecnológico para o Ensino Médio”, comentou a professora Referência de Ciências/Biologia do Salesiano, Fernanda Serpa Cardoso, uma das organizadoras do projeto junto a UFF.

 

A diretora pedagógica do Salesiano Santa Rosa, Simone Araújo Moreira, participou, mais uma vez do Congresso e, em nome da direção, ressaltou a alegria e importância da participação do Salesiano junto a promoção desse evento pioneiro junto a esse público jovem e educadores das áreas afins.

 

O evento promoveu ainda uma Ação Solidária, solicitando aos participantes 1kg de alimento não perecível a ser direcionado às crianças e adolescentes carentes do Centro Juvenil Oratório Mamãe Margarida (Santa Rosa, Niterói RJ), obra social dos salesianos na cidade.


Postado em 04 de Setembro de 2017 - Categoria: Projetos Pedagógicos