Colégio Salesiano Região Oceânica
Ícone com a palavra confira, relacionada a matéria principal
Home Arte, Cultura e Esporte 2017 Matéria: Protagonismo Juvenil

Protagonismo Juvenil

Jogos Intersalesianos 2017 - matéria da aluna Mariana Figueiredo (CSSR - 2ª do Ensino Médio)


Protagonismo Juvenil

    Warning: opendir(destaques/destaque_724/galeria_724/thumb): failed to open dir: No such file or directory in /var/www/html/niteroi/INICIO/SR/materia.php on line 334

    Warning: readdir() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /var/www/html/niteroi/INICIO/SR/materia.php on line 335

    Warning: sort() expects parameter 1 to be array, null given in /var/www/html/niteroi/INICIO/SR/materia.php on line 338

    Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /var/www/html/niteroi/INICIO/SR/materia.php on line 339
Confira em tamanho original

O Sistema Preventivo de Dom Bosco propõe o Protagonismo Juvenil nas escolas, que visa despertar lideranças entre os jovens e, assim, formar bons cristãos e honestos cidadãos. O Protagonismo Juvenil coloca o jovem como personagem principal, escritor e construtor de sua história, sendo responsável por criar um mundo melhor, tomar decisões que busquem o bem comum. Desse modo, líderes poderão ser formados, mostrando que a juventude é capaz de transformar a realidade atual do mundo.

 

A Rede Salesiana Brasil - Escolas procura influenciar seus alunos e jovens a exercer esse protagonismo em seu dia a dia, confiando a eles o serviço e coordenação de eventos e atividades propostas pelos colégios. Sendo assim, não poderia ser diferente no XII Jogos Intersalesianos.

 

 

A sede dessa edição foi o Colégio Salesiano Santa Rosa, em Niterói-RJ. O colégio conta com uma Pastoral Juvenil que não mediu esforços para o Intersalesianos existir. Mobilizaram-se, trouxeram novos alunos para servir e todos abriram mão de seus dias de descanso para participar de reuniões, uniram ideias para um evento com o rosto jovem, além de saírem de suas casas durante o feriado e dedicarem-se 100% durante todos os dias dos Jogos. Os alunos salesianos puderam provar que suas idades não os atrapalham a tomar decisões e assumir responsabilidades.

 

“É bom saber que a direção e os funcionários confiam em nós. Isso já é um avanço e nos ajuda a amadurecer, pois tomamos muitas decisões e cuidamos de coisas que não fazemos normalmente por nos julgarem ‘novos’. Dentro do Colégio Salesiano eu sinto bem esse protagonismo, pois tem-se uma convivência de igual para igual entre professores, funcionários e alunos. E no Intersalesianos não foi diferente. Como sempre digo, Dom Bosco sorri para nós quando usamos nosso ‘poder jovem’: a animação, sinceridade e apoio. É daí que sai o protagonismo” - João Victor Brandão, aluno da 3ª série EM e voluntário na Comissão de Animação.

 

“Trabalhar ao lado de toda a equipe durante esses dias foi uma experiência única e gratificante. Nós doamos energia, tempo e talento... E ganhamos muitas coisas em troca como contato com pessoas diferentes, oportunidade de viver outras situações, aprender coisas novas. A melhor coisa é a satisfação de se sentir útil! E isso você só encontra no Salesiano. Tenho certeza que esses dias vão ficar marcados nas nossas memórias. Também, não é para menos, tendo uma equipe maravilhosa de funcionários, alunos e atletas. A gente arrasou!” - Fernando Oliveira, aluno da 1ª série EM e voluntário na Comissão de Animação.

 

“A oportunidade única que tive de trabalhar nos Jogos Intersalesianos 2017 foi incrível, aprendi muito com todos e saí realizada. As pessoas tinham uma energia ótima e fizeram tudo ser especial. Recomendo muito e estou com saudades.” – Lídia Lima, aluna da 3ª série EM e voluntária na Comissão de Comunicação.

 

“Os jogos Intersalesianos foram motivo de integração entre a Rede Salesiana Brasil. Promoveu a união entre pessoas de diferentes escolas e acabou sendo motivo de amizades. Adorei poder participar e trabalhar desse evento como voluntária, de sentir a energia dos atletas e poder fazer novos amigos. Foi um dos melhores momentos do Salesiano Santa Rosa esse ano e é algo que vou levar comigo para sempre. Foi maravilhoso!” – Maysa Barreto, aluna da 1ª série EM e Madrinha da Delegação de Santa Rosa.

 

É perceptível que a filosofia de Dom Bosco permanece viva e forte nos dias de hoje! Nesses Jogos, os jovens puderam desenvolver o protagonismo e perceber o quanto são capazes de transformar toda e qualquer situação a sua volta!

 

Já dizia Dom Bosco: “O meu sistema? Simplicíssimo: deixar aos jovens plena liberdade de fazer o que mais lhe agrada. A questão é descobrir neles germes de boa disposição e procurar desenvolve-los”. Dessa forma, os educadores salesianos, seguidos pelo ensinamento de seu Pai Fundador, confiam serviços em eventos, como o XII Jogos Salesianos, aos seus jovens, proporcionando-os experiências que levarão por toda as suas vidas!

 

Mariana Figueiredo

Aluna da 2ª série EM do CSSR

Voluntária na Comissão de Comunicação do Intersalesianos 2017


Postado em 05 de Outubro de 2017 - Categoria: Empreendedorismo