Colégio Salesiano Região Oceânica
Ícone com a palavra confira, relacionada a matéria principal
Home Eventos Diversos 2017 Matéria: Sempre Salesiano

Sempre Salesiano

Já formada, eterna aluna conta como o Salesiano a ajudou a desenvolver sua essência como ser humano.


Sempre Salesiano

Com alegria e nostalgia, o Salesiano Santa Rosa recebeu um depoimento, em formato de artigo, muito especial da eterna aluna Lílian Maia. No texto ela conta sobre os ensinamentos vivenciados na escola: “Foi nesse ambiente que aprendi a desenvolver a minha essência como ser humano. Aprendi, no meu colégio, grandes ensinamentos que me acompanham em minha vida adulta”.

 Confira na íntegra:

 Tudo que sou devo à minha infância

 Sempre fui uma criança extrovertida, carismática, carinhosa e adorava um bom bate-papo, seja com crianças ou adultos.

 Nos tempos de colégio gostava de ser representante de turma e, por estudar em um colégio católico, adorava fazer parte da Pastoral da Juventude. E foi nesse ambiente que aprendi a desenvolver a minha essência como ser humano.

Na Pastoral da Juventude nos dividíamos em grupo, normalmente por idade, fazíamos reuniões semanais para conversar sobre religião, comportamentos, valores, aspectos motivacionais da vida de cada um, as habilidades que cada membro gostava de desenvolver, dentre outros assuntos.

Organizávamos idas a orfanatos, asilos e percebo o quão importante foi ter desenvolvido esses trabalhos sociais tão nova! Aprendi o que era solidariedade e a importância de não sermos individualistas. Adorava recolher no meu prédio mantimentos para as "Campanhas de Solidariedade" e era a primeira a doar os meus brinquedos e roupas para os lugares que visitávamos.

Eu também era apaixonada pelos "Cursos de Formação de Liderança" que nós mesmos organizávamos! Os cursos aconteciam no sítio do colégio ou no sítio da minha família. Era maravilhoso! Nos dividíamos em grupos e fazíamos dinâmicas uns com os outros, depois, sempre havia uma música e o momento de reflexão em grupo da mensagem aprendida com a dinâmica.

Vou ser bem sincera, só enquanto escrevia esse artigo me dei conta de quanto fui uma criança privilegiada! Aprendi, no meu colégio, grandes ensinamentos que me acompanham em minha vida adulta. Dentre eles, posso destacar:

  • Identificar e criar planos de ação colaborativa para o futuro;
  • Desenvolvimento do espírito de solidariedade, de cooperação e união entre os seres humanos;
  • Desenvolvimento do sentimento de parceria e de pertencimento entre colegas;
  • Ter a consciência que a liderança é um processo de aprendizagem;
  • A importância da construção de alianças e relacionamentos sólidos;
  • Honestidade;
  • Autoconhecimento;
  • Autoconfiança;
  • Flexibilidade;
  • Inteligência Social;
  • Congruência com os valores.

 Hoje desenvolvo uma profissão que me permite utilizar todos os ensinamentos acima listados. E o mais incrível, posso desenvolver essas forças em um número cada vez maior de pessoas! E como eu seria capaz de estimular esses ensinamentos se não os tivesse ou não acreditasse neles? No coaching encontrei a minha missão: auxiliar um maior número de pessoas na busca do desenvolvimento e da aprendizagem, a fim de que suas metas sejam gradualmente atingidas com o seguimento de estágios de mudança que culminam na realização de um objetivo final.

Vou me despedindo com uma reflexão: identifique suas forças e virtudes lá da infância e depois escreva em uma folha de papel. Trata-se de observar o que você sentia naquela fase tão boa da vida. Em seguida, faça uma segunda lista analisando quais se repetem na fase adulta (se o seu coração bater mais forte, já adianto que você está no caminho certo).

Esse exercício é importante, pois ao passarmos a viver e agir de acordo com quem nós somos, conseguimos identificar os obstáculos e fazer o esforço necessário para nos livrarmos daquilo que não faz mais sentido em nossas vidas! Essa percepção passa pelos valores adquiridos e desenvolvidos na infância.

Lílian Maia

36 anos, carioca de coração, advogada com especialização em Licitações e Contratos pela FGV. Coach formada pela Sociedade Brasileira de Coaching. Atua no desenvolvimento de pessoas, seja no aspecto pessoal ou profissional. ** Aluna do Salesiano de 1993-1999.  

#UmaVezSalesianoSempreSalesiano


Postado em 08 de Novembro de 2017 - Categoria: Família e Escola