Colégio Salesiano Região Oceânica
Ícone com a palavra confira, relacionada a matéria principal

Tecnologia da Educação

Uma nova perspectiva na utilização de recursos digitais para o segmento educacional.

A editora Edebe, que já nasceu com a vocação digital, oferece uma solução completa para o Salesiano: uma plataforma de gestão acadêmica e pedagógica, formação on-line para os educadores e material didático digital (MDD).

Parceria Brasil-Espanha

A Edebe-Brasil foi lançada oficialmente em 21 de novembro de 2013, mas é fruto de um trabalho de mais de quatro anos, realizado em parceria pela Rede Salesiana Brasil (RSB) e pela Sociedade São Francisco de Sales de Barcelona, que coordena a editora espanhola Edebé.

Em 2010, uma comitiva da RSB foi a Barcelona conhecer o trabalho que vinha sendo desenvolvido pela Edebé espanhola, que já dispunha à época de ferramentas e plataformas pioneiras no segmento de educação digital. No decorrer de 2011, foram realizadas várias reuniões virtuais e presenciais entre a Edebé e a Rede Salesiana Brasil, até que, em março de 2012, a RSB aprovou em assembleia a efetivação da parceria. “A partir disso, desenvolveu-se um plano de trabalho muito amplo e rigoroso na construção do Material Didático Digital da Rede Salesiana de Escolas (RSE), que é o primeiro produto da Edebe-Brasil.

Habilidades comuns do MDD


Ciclo - Tecnologia da Educação

O que muda com as tecnologias digitais em sala de aula?

Os espaços de aprendizagem conquistam novas dimensões, tornando-se mais flexíveis, fluidos, dinâmicos, inseridos no cotidiano dos estudantes, extrapolando os limites físicos, passando a existir de forma mais plena, de forma mais conectada com o mundo, focando não somente o local, mas ampliando os olhares para o global.

A escola passa a estar em rede, conectada aos espaços culturais (cinema, teatro, museus etc.), de lazer (parques, clubes etc.), de convivência (residências, restaurantes, lanchonetes, igrejas etc.). Os espaços de aprendizagem deixam de ser fixos, localizados e formalmente delimitados, ampliando-se em termos de possibilidades de interação, socialização, convivência e aprendizagem cooperativa.

Plataforma De Aprendizagem Adaptativa

Entende-se por plataforma adaptativa pedagógica o sistema capaz de oferecer conteúdos e atividades educativo-pedagógicas, sob medida, para cada aluno, tendo como base as respostas e as reações dos usuários na realização das tarefas propostas.

Esta Plataforma engloba: ferramentas de ensino e aprendizagem, sob medida, para cada aluno construir o seu conhecimento; um ambiente diagnóstico para aprimorar o trabalho docente; uma área especial para acompanhamento de desempenho, entre outros recursos diferenciados.

O objetivo é oferecer para os alunos uma ferramenta pedagógica para potencializar o seu aprendizado e melhorar o seu desempenho, por meio de avaliações diagnósticas de conteúdos e de habilidades, todos direcionados para melhorar o resultado nos exames de acesso ao ensino superior, com foco no ENEM. Disponibilizar um ambiente virtual de estudo como complemento às aulas presenciais, dispondo de um plano de estudo personalizado de acordo com seu desempenho, com aulas dinâmicas e interativas indicadas e monitoradas pelos professores.

Laboratório de Informática

Para utilizar o material didático digital em sua plenitude o Salesiano Santa Rosa se preparou equipando suas salas de aula com projetores digitais e quadros interativos. Todas as salas possuem computadores e ponto de acesso a internet. Também foram instaladas antenas por todo espaço da escola de forma que toda área seja coberta pelo sinal wifi.

O laboratório de informática é um espaço onde as turmas se encontram para desenvolver projetos das diversas áreas do conhecimento num espaço de colaboração e pesquisa acadêmica.

Diversas atividades são realizadas no laboratório, tais como:

Projeto de liderança – As turmas usam uma urna eletrônica virtual desenvolvida no Salesiano para elegerem seus representantes.

Computação Criativa – O Ensino Integral desenvolve games com foco na aprendizagem das competências que darão suporte aos componentes curriculares.

Provas on-line – Os alunos realizam avaliações ao computador das diversas áreas do conhecimento.

Prova Narrada – Projeto que visa, através das tecnologias da informação e comunicação, oportunizar condições de acessibilidade para os alunos que possuam necessidades educacionais especiais no momento da realização das avaliações do período.

Pesquisas – Os alunos tem a disposição as ferramentas do pacote Office, entre outras, para realizarem suas pesquisas acadêmicas.

Árvore de Livros

Milhares de livros a um toque de distância

Uma biblioteca digital personalizada.

O acervo da plataforma de eBooks é composto por milhares de títulos únicos adquiridos das mais diversas editoras presentes no mundo digital. São obras dos mais diversos gêneros: ficção, infantis, juvenis, biografias, profissionais, técnicos, autoajuda, culinária etc. Dos clássicos aos contemporâneos, dos best-sellers aos novos lançamentos, livros para todos os gostos e tipos de leitor.

Na Árvore, a tecnologia está a serviço da leitura. Graças a sistemas e a ferramentas modernas, professores, bibliotecários e agentes de leitura poderão seguir de perto o comportamento de utilização de seus leitores, bem como suas dificuldades e preferências de leitura. Eles podem acompanhar os eBooks que são lidos espontaneamente e fazer outras recomendações de leitura, de acordo com o perfil de cada leitor.

Os leitores podem acessar a plataforma a partir de dispositivos como tablets, smartphones, computadores ou notebooks. O setor da tecnologia da educação do colégio Salesiano Santa Rosa dará todo o suporte necessário ao uso das ferramentas de aprendizagem digitais.

Para contatar-nos:



Ícone representativo dos links na sessão Equipe Pedagógica EF IEquipe de Tecnologia e Educação

Gilson Clemente Tavares

Assistente de Laboratório de Informática

Contato:
(21)3578-9442
gilson.tavares@salesiano.br

Sergio Carvalho Jr

Coordenador Info Educativa

Contato:
(21)3578-9442
sergio.junior@salesiano.br